Research Laboratories

Como parte de uma decisão estratégica, o HSL criou uma infraestrutura integrada de laboratórios de pesquisa de caráter multidisciplinar e multiusuário. Essa abordagem evita a duplicação de equipamentos, otimiza o espaço e o uso de recursos para manutenção e promove uma atmosfera de pesquisa colaborativa e integrada. Os laboratórios são equipados para execução de protocolos de pesquisa com qualidade, segurança e eficiência.

Os laboratórios estão disponíveis para todos os alunos e pesquisadores da instituição e são utilizados para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em todas as nossas áreas de atuação. Os laboratórios também atendem alunos e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais e demandas de outras áreas de Instituição, incluindo a Faculdade Sírio-Libanês.

São ao todo 5 laboratórios que juntos ocupam aproximadamente 600m2.

  • Laboratório de Genômica Aplicada à Saúde (LGAS)

    1. O LGAS tem como foco principal a identificação de alterações genéticas e epigenéticas associadas a mecanismos moleculares de resposta, resistência primária e adquirida ao tratamento do câncer, além da detecção de biomarcadores moleculares para definição de diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica no cenário de doenças crônicas, infecciosas e degenerativas.
  • Laboratório de Bioinformática Aplicada à Saúde (LBAS)

    1. O LBAS dedica-se a desvendar complexidades biológicas através da análise genômica e transcriptômica, aplicando abordagens computacionais inovadoras para compreender as bases moleculares de diferentes patologias.
  • Laboratório de Biologia Celular Aplicada à Saúde (LBCAS)

    1. O LBCAS se concentra no desenvolvimento de estudos que visam o entendimento dos efeitos funcionais de alterações genéticas e epigenéticas na fisiopatologia de doenças crônicas e degenerativas, além do estabelecimento de plataformas paciente-específicas para avaliação de sensibilidade a diferentes drogas.
  • Laboratório de Imunologia Aplicada à Saúde (LIAS)

    1. O LIAS busca desvendar o papel do sistema imunológico e da resposta inflamatória em pacientes críticos e com doenças crônicas e degenerativas e assim possibilitar o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e tratamento para tais patologias.
  • Laboratório de Experimentação Animal Aplicada à Saúde (LEAAS)

    1. O LEAAS explora os mecanismos fisiopatológicos associados a doenças infecciosas, crônicas e neurodegenerativas com base em modelos experimentais com roedores e suínos, além de focar no desenvolvimento e aprimoramento de técnicas inovadoras que possam guiar intervenções terapêuticas mais eficazes, menos invasivas e menos debilitantes para os pacientes.

Pesquisadores Responsáveis:

Dra. Anamaria Aranha Camargo

Dra. Cibele Masotti

Dra. Fabiana Bettoni

Dr. Érico Tosoni Costa

Dra. Mariane Tami Amano

Dr. Pedro A.F. Galante

Dra. Rosana de Lima Pagano

 

Supervisor de Pesquisa, Técnicos e Analistas:

Amanda Rafaela A. Canteli (Técnico de Laboratório Senior)

Daniel de Oliveira Martins (Analista de Laboratório Pleno)

Daniel Takatori Ohara (Administrador de Sistemas)

Elisângela Monteiro Coser (Supervisora de Pesquisa)

Ernande Xavier dos Santos (Analista de Laboratório)

Izabel Costa Carneiro (Técnico de Laboratório Pleno)

Lilian Tieme Inoue (Analista de Pesquisa Senior)

 

Contato:

Elisângela Monteiro Coser (Supervisora de Pesquisa)

elisangela.mcoser@hsl.org.br

(11) 3394- 4159