Pós-Graduação
O programa:
O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde foi criado em 2013 e faz parte da trilha de formação de novos pesquisadores do Hospital Sírio-Libanês. É reconhecido pela CAPES na área de Medicina I com conceito 5 na avaliação de 2017-2020. O programa é gratuito e destinado a alunos com Ensino Superior completo que desejam ingressar na carreira acadêmica.
O programa tem como objetivo formar pesquisadores qualificados para produzir e transmitir conhecimentos em ciências da saúde e promover melhorias na assistência médica em geral. Desenvolvemos pesquisas em 3 grandes áreas de concentração: pesquisa aplicada em cirurgia e medicina regenerativa, pesquisa aplicada em medicina intensiva e reabilitação e pesquisa aplicada em oncologia. O programa de mestrado tem duração de 24 meses e consiste no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e a aprovação em disciplinas obrigatórias e optativas, totalizando no mínimo 20 créditos (1 crédito equivale a 12 horas aula). O programa de doutorado tem duração de 60 meses e consiste no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e a aprovação em disciplinas obrigatórias e optativas, totalizando no mínimo 24 créditos (1 crédito equivale a 12 horas aula).
Desde a sua criação o programa já formou mais de 100 mestres e 50 doutores, muitos dos quais, em seguida, ingressaram no nosso programa de Doutorado Acadêmico (para os mestres) ou de Pós-Doutorado (para os doutores). A interdisciplinaridade, a disponibilidade de uma infraestrutura completa, a exposição a um ambiente assistencial e a possibilidade de interação com profissionais altamente qualificados são pontos fortes em nosso programa.
O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde é coordenado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), cujas competências estão definidas no Regimento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde do Hospital Sírio-Libanês. A composição atual da CPG é:
Anamaria Aranha Camargo (Coordenadora)
Pedro Alexandre Favoretto Galante (Vice-Coordenador)
Renata Rego Lins Fumis (Membro Docente)
Wellington Pereira dos Santos Yamaguti (Membro Docente)
Renata Lazari Sandoval (Membro Docente)
Márlon Juliano Romero Aliberti (Membro Docente)
Marco Antonio Arap (Membro Docente)
Bianca Castro dos Santos (Representante Discente – titular)
Ezequias dos Santos Tomes (Representante Discente – suplente)
Processo Seletivo:
Para ingressar no Programa, o candidato deve identificar qual a área de concentração de seu interesse, procurar um docente que trabalhe nessa área e verificar a disponibilidade dele para orientá-lo no desenvolvimento de um projeto de pesquisa. A admissão de novos alunos ocorre após aprovação em processo seletivo conduzido semestralmente nos meses de Janeiro e Julho pelo futuro orientador e validado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Hospital Sírio-Libanês. O calendário para o processo seletivo será divulgado por edital publicado neste site, no qual será especificado o número de vagas, o prazo de inscrição seleção e divulgação dos resultados bem como os requisitos e documentação necessária para inscrição do candidato.
Bolsas de Estudo:
O programa de Doutorado Acadêmico pode ser realizado de forma voluntária, sem o recebimento de bolsa de pesquisa. Porém, existem diversas opções de bolsas oferecidas por diferentes fontes. A Instituição atualmente conta com 10 bolsas de Doutorado concedidas pela CAPES através do programa PROSUP. Editais para a seleção de bolsistas são abertos no início de cada semestre letivo, dependendo da quantidade de bolsas disponíveis. Além disso, A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) analisa pedidos de bolsas de Doutorado em fluxo contínuo e o aluno e seu orientador podem submeter o pedido de bolsa diretamente no sistema SAGE da FAPESP.
Em construção: Muito obrigado por visitar a webpage to Instituto de Ensino e pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Em breve os responsáveis por esta seção irão providenciar um texto explicativo e link adicionais.
Relação de Disciplinas:
BIOESTATÍSTICA
Disciplina obrigatória para alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Hospital Sírio-Libanês.
Ministrada anualmente
Docente responsável: Dra Márcia Milena Pivatto Serra
Créditos: 5 créditos
Objetivo: Capacitar o aluno a compreender e executar os principais testes de análise estatística nos principais estudos em pesquisa básica, translacional e clínicos.
DESENHO DE ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO
Disciplina obrigatória para alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Hospital Sírio-Libanês.
Ministrada anualmente
Docente responsável: Dr Márlon Juliano Romero Aliberti
Créditos: 4 créditos
Objetivo: Capacitar os discentes para preparo e interpretação de estudos epidemiológicos, abordando os conceitos fundamentais da epidemiologia, com enfoque nos objetivos, métodos, diferentes desenhos de estudos e suas aplicações.
ÉTICA EM PESQUISA
Disciplina obrigatória para alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Hospital Sírio-Libanês.
Ministrada anualmente
Docente responsável: Dra Fabiana Bettoni
Créditos: 2 créditos
Objetivo: A disciplina tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre as implicações éticas na condução dos projetos de pesquisa e o impacto das ações de pesquisa sobre os sujeitos.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Disciplina obrigatória para alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Hospital Sírio-Libanês.
Ministrada anualmente
Docente responsável: Dr Márlon Juliano Romero Aliberti
Créditos: 4 créditos
Objetivo: Capacitar o aluno para a elaboração de uma pergunta científica, delineamento e escrita de um projeto de pesquisa, além da leitura crítica de textos científicos. Introdução ao preparo de documentos científicos de divulgação de resultados, tais como resumos e trabalhos científicos, dissertações e teses.
PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E SISTEMAS DE SAÚDE NO BRASIL
Disciplina obrigatória para alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Hospital Sírio-Libanês.
Ministrada anualmente
Docente responsável: Dra Anamaria Aranha Camargo
Créditos: 1 crédito
Objetivo:Apresentar e discutir com os alunos os desafios e oportunidades de pesquisa na área da saúde no Brasil abordando a pós-graduação, os sistemas de saúde, as instituições e redes de pesquisa, os órgãos de fomento e as ferramentas de pesquisa.
SEMINÁRIOS EM PESQUISA I
Disciplina obrigatória para alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Hospital Sírio-Libanês.
Ministrada anualmente
Docente responsável: Dra Fabiana Bettoni
Créditos: 1 crédito
Objetivo: A disciplina tem como objetivo fomentar o espírito crítico e o raciocínio científico dos alunos.
SEMINÁRIOS EM PESQUISA II
Disciplina obrigatória para alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Hospital Sírio-Libanês.
Ministrada anualmente
Docentes responsáveis: Dra Rosana de Lima Pagano e Dr Érico Tosoni Costa
Créditos: 1 crédito
Objetivo: A disciplina tem como objetivo fomentar o espírito crítico e o raciocínio científico dos alunos.
DESENHOS DE PROJETOS E CUIDADOS COM ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO
Disciplina obrigatória para alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Hospital Sírio-Libanês, cujos projetos envolvam animais de experimentação.
Ministrada em anos ímpares
Docentes responsáveis: Dra Rosana de Lima Pagano e Dra Mariane Tami Amano
Créditos: 3 créditos
Objetivo: Orientação para desenho de projetos com animais de experimentação, boas práticas e cuidados veterinários no uso de animais em pesquisa. A disciplina contempla também os aspectos favoráveis e contrários ao uso de animais em pesquisa.
ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM CIRURGIA MAXILOFACIAL
Ministrada em anos ímpares
Docente responsável: Dr Raphael Capelli Guerra
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Analisar criticamente as inovações tecnológicas e os avanços científicos aplicados à cirurgia maxilofacial, incluindo biomateriais, impressão 3D, cirurgia guiada, planejamento virtual e inteligência artificial. Discutir as tendências atuais e futuras na prática cirúrgica maxilofacial, com ênfase na personalização dos tratamentos, terapias minimamente invasivas e abordagem multidisciplinar.
MÉTODOS EM BIOLOGIA MOLECULAR
Ministrada em anos ímpares
Docente responsável: Dra Anamaria Aranha Camargo
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Descrever os principais conceitos e métodos em biologia molecular enfatizando as aplicabilidades e limitações das tecnologias e o potencial no desenvolvimento de novos conceitos nas ciências da saúde.
REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
Ministrada em anos ímpares
Docentes responsáveis: Dr Gabriel Pires Pastore, Dr Luis Eduardo Pagotto e Dra Patricia Raidaic
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Apresentar ao discente o método para a realização de revisão sistemática e metanálise, de modo a facilitar a tomada de decisão clínica e de gestão nas melhores evidências científicas disponíveis.
TÓPICOS AVANÇADOS EM IMUNOLOGIA
Ministrada em anos ímpares
Docente responsável: Dra Mariane Tami Amano
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Rever conceitos de Imunologia que darão base para discussões sobre temas atuais envolvendo o sistema imunológico no contexto clínico.
UTI HUMANIZADA: CUIDADOS COM O PACIENTE, FAMÍLIA E EQUIPE
Ministrada em anos ímpares
Docente responsável: Dra Renata Rego Lins Fumis
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Fornecer aos alunos de Pós-Graduação em Ciências da Saúde as principais questões envolvidas no processo de humanização da UTI, tão importantes para a atualização na área da saúde pública e privada.
AVANÇOS E DESAFIOS NO TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS SÓLIDOS
Ministrada em anos pares
Docente responsável: Dr João Seda Neto
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Abordar os principais avanços e desafios nas áreas clínica e cirúrgica dos transplantes de órgãos sólidos, com ênfase nos transplantes Cardíaco, Hepático, Renal e Pancreático, Intestinal e Multivisceral. Os tópicos de discussão abordam ainda as questões relacionadas aos critérios de seleção e elegibilidade, avanços e desafios na captação de órgãos, técnicas de preservação e perfusão para recuperação de órgãos, a epidemiologia e os indicadores de sucesso, e toda a linha do cuidado ao paciente transplantado e suas implicações nas políticas nacionais de saúde.
DESAFIOS NO ESTUDO DA DOR E ANALGESIA
Ministrada em anos pares
Docente responsável: Dra Rosana de Lima Pagano
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Ao final da disciplina, o aluno deverá adquirir o embasamento teórico de transmissão e modulação da dor, avaliação clínica e experimental e dificuldades e inovações terapêuticas para dor crônica refratária.
GENÉTICA HUMANA PARA CIÊNCIAS DA SAÚDE
Ministrada em anos pares
Docentes responsáveis: Dra Cibele Masotti e Dra Renata Lazari Sandoval
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Neste curso serão apresentados conceitos básicos em genética, mecanismos moleculares subjacentes à saúde e à doença, além de ferramentas disponíveis para avaliação genética.
INTRODUÇÃO AO R APLICADO A BIOESTATÍSTICA
Ministrada em anos pares
Docente responsável: Dr Christian Valle Morinaga
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Despertar o interesse pelo uso da plataforma R em projetos de bioestatística; entender e praticar princípios básicos de programação utilizando a plataforma R; demonstrar o uso do R nas técnicas mais utilizadas de bioestatística; estimular o auto-aprendizado buscando pacotes que se encaixem na necessidade do problema.
LITERATURA, NATUREZA E SAÚDE: EXPLORANDO O POTENCIAL TRANSFORMADOR DA ARTE NOS CUIDADOS CRÍTICOS
Ministrada em anos pares
Docente responsável: Dra Renata Rego Lins Fumis
Créditos: 2 créditos
Objetivo: A disciplina propõe uma abordagem interdisciplinar que integra a literatura Brasileira, a natureza e a saúde, com foco especial nos cuidados com pacientes críticos. Através da análise de obras literárias, reflexões sobre a relação entre ser humano e natureza, e discussões sobre o impacto da arte na prática clínica, os participantes serão estimulados a desenvolver uma perspectiva ampliada sobre o papel da humanização no ambiente hospitalar.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR DO CÂNCER
Ministrada em anos pares
Docentes responsáveis: Dr Samir Abdallah Hanna e Dr Gustavo Nader Marta
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Discutir as perspectivas no tratamento do câncer, considerando o papel da pesquisa translacional e refletir sobre o benefício do tratamento dos tumores na perspectiva da eficácia, controle de sintomas e qualidade vida.
PROCEDIMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS APLICADOS AO DIAGNÓSTICO E TERAPIA
Ministrada em anos pares
Docentes responsáveis: Dr Marcelo Averbach e Dr Marco Antonio Arap
Créditos: 2 créditos
Objetivo: Apresentar os principais métodos diagnósticos e terapêuticos atualmente utilizados nas áreas de Endoscopia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Vascular, Urologia e Ginecologia, bem como discutir as perspectivas futuras para o desenvolvimento e aprimoramento dessas técnicas.
RECONSTRUÇÃO E REABILITAÇÃO MAXILOFACIAL
Ministrada em anos pares
Docente responsável: Dr Raphael Capelli Guerra
Créditos: 2 créditos
Objetivo:Capacitar os alunos no diagnóstico, planejamento e execução de procedimentos reconstrutivos da face, envolvendo defeitos congênitos, traumáticos, tumorais e síndromes craniofaciais. Desenvolver competências na seleção e utilização de enxertos ósseos, tecidos autólogos, materiais aloplásticos e tecnologias avançadas, como impressão 3D, próteses personalizadas e engenharia tecidual. Aprofundar o conhecimento sobre os princípios biomecânicos, anatômicos e funcionais aplicados à reconstrução e reabilitação maxilofacial, com foco na restauração estética, funcional e psicossocial do paciente.
PAE-Programa de Aperfeiçoamento de Ensino:
O PROGRAMA
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) tem o objetivo de aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para atividades didáticas na graduação. Ele é dividido em duas etapas: preparação pedagógica e estágio supervisionado em docência.
Na preparação pedagógica, os alunos participam da Semana de Desenvolvimento Docente da Faculdade Sírio-Libanês antes do início do semestre e de encontros com o docente responsável pela disciplina, para discutir o material didático, a ementa e o planejamento das aulas. O estágio supervisionado envolve a participação dos alunos nas várias dimensões da docência, incluindo a organização de conteúdos e materiais, execução de atividades teóricas e práticas, planejamento pedagógico, promoção de interações professor-aluno e elaboração de instrumentos de avaliação. O PAE visa dar aos alunos participantes experiência em docência, capacitando-os em aspectos organizativos, técnicos, pedagógicos, relacionais e avaliativos associados a essa atividade.
OS OBJETIVOS
De forma geral, os objetivos do PAE abrangem todas as áreas educacionais da Faculdade Sírio-Libanês e incluem:
- (i) Estimular o desenvolvimento de competências docentes nos alunos da pós-graduação em Ciências da Saúde;
- (ii) Oferecer momentos de formação para aperfeiçoar o entendimento sobre processos de ensino e aprendizagem;
- (iii) Identificar e fomentar talentos com vocação docente, incentivando o domínio da metodologia pedagógica científica e a criatividade;
- (iv) Proporcionar estágio docente estruturado;
- (v) Melhorar a qualidade do ensino com foco na aprendizagem;
- (vi) Apoiar a formação contínua entre ensino, pesquisa e extensão;
- (vii) Integrar ambientes que promovam o desenvolvimento técnico e científico;
- (viii) Incentivar práticas pedagógicas inovadoras e sustentáveis;
- (ix) Apoiar os docentes na execução dos programas curriculares;
- (x) Valorizar e incentivar a carreira docente;
- (xi) Promover o trabalho colaborativo entre os docentes, visando o avanço técnico e científico.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Todos os alunos matriculados nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa podem participar do PAE. Para os bolsistas do PROSUP, a participação é obrigatória, exceto se atuarem como docentes em ensino superior.
As vagas são oferecidas semestralmente, e a participação do aluno é restrita a uma unidade curricular por semestre, sem compensação financeira. O aluno deve elaborar um relatório detalhado sobre as atividades realizadas durante o estágio, a ser entregue virtualmente. Relatórios insatisfatórios podem ser ajustados, e alunos reprovados podem repetir o PAE uma vez.
Os docentes responsáveis supervisionam o plano de trabalho dos alunos e podem solicitar o desligamento em caso de descumprimento de obrigações ou conduta inadequada.
A Coordenação Geral do PAE, vinculada ao Programa de Pós-Graduação, normatiza, acompanha, avalia e controla o programa, organiza o processo de seleção, aloca os alunos e emite certificado aos aprovados/concluintes. Em caso de excesso de candidatos, a preferência é dada a bolsistas do PROSUP, alunos próximos à defesa.
Informações completas AQUI
EDITAL:
EDITAL PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) 2º SEMESTRE DE 2024 AQUI
Produção Acadêmica:
Os dados apresentados baixo correspondem às publicações científicas dos nossos docentes, discentes e egressos, indexadas na Scopus (https://www.scopus.com/)
Editais
2023
2024
2025
Secretaria Acadêmica
- Rua Professor Daher Cutait, 69 Bloco D Piso 7SS
- Telefone: 11 3394-4499
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